MINHA BIBLIOTECA

Sou um colecionador de livros, mas não um grande leitor. Quando recebi meu primeiro salário em 1984, como estagiário da FIDEM, fui à Livro 7 e torrei até o último centavo. Cheguei em casa liso, mas com uma sacola cheia de livros, entre eles as obras escolhidas de Lenin, em três volumes da Editora Alfa-Ômega, e A Origem das Espécies de Charles Darwin. Para mim eram obras obrigatórias, mesmo que fossem apenas para uma consulta ocasional. Há vinte e cinco anos, desde que surgiu o livro digital, passei a juntar todos os mais relevantes que chegam às minhas mão. Acreditem, tenho muitos milhares, sobre todos os assuntos, de marketing político a engenharia siderúrgica, de física quântica a culinária brasileira do século XIX.
Possuo hoje cerca de 8 mil livros relevantes, desse total 1.850 estão devidamente e rigorosamente catalogados. É um trabalho em andamento. No total são cerca de 2 milhões de páginas escritas. Caso eu decidisse apenas ler minha biblioteca, no meu ritmo mais acelerado de leitura, algo como 80 páginas por dia, sem interrupções, levaria 70 anos, ou seja, seria necessário mais duas encarnações para liquidar o acumulado.
Claro que é uma sandice achar que li todos, mas conheço todos, autores, assuntos, extensão e profundidade. Li pelo mesmo o sumário da imensa maioria e um capítulo de parte considerável. Gosto de pensar em minha biblioteca como um “conhecimento potencial”, algo que está a minha disposição caso eu deseje, por exemplo, aprender novamente Cálculo, Álgebra Linear ou realizar meu sonho de infância aprendendo a construir um avião supersônico.
Uma grande biblioteca me mantém intelectualmente faminto e perpetuamente curioso. Mas, como disse no início, não sou um grande leitor pois quando leio um livro inteiro ele revelou-se, deixou de ser atraente. Um livro lido é quase desprezível. Minha atração pelos livros é similar a que tenho pelo decote das mulheres, são belos quando revelados apenas em parte, quando existe algo escondido ainda não conhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DO FOGO NA CULINÁRIA

GAME OVER DILMA

VIVA AS KOMBIS! PEQUENO É EFICIENTE