VIVA A DEMOCRACIA OU KAUTSKY VIVE!

"Quando o PT chegou ao poder em 2002 decidiu destruir o capitalismo 'por dentro'. Então foi engolido, digerido e agora excretado"
Vejo hoje um retorno a ortodoxia dos debates da esquerda do fim do século XIX: reforma x revolução, Lenin x Kautsky. A "reforma", ou seja, a convivência (nem sempre harmoniosa) com o capitalismo é incerta, não raras vezes é frustante e gera, imperiosamente, mais democracia. Essa é a visão de Kautsky. A revolução é certa e retumbante, golpeia o capitalismo mortalmente e gera, também imperiosamente, regimes distorcidos, bizarros, inimigos da democracia, ditaduras (proletárias ou não, geralmente não). Essa é a visão de Lenin.
Infelizmente não existe uma "manga do meio" como diria Dona Adélia, minha avó, um atalho, uma saída híbrida ou simplesmente adoçada como pensou Gramsci. O fracasso da URSS mostrou as limitações dos processos revolucionários. A experiência do PT no Brasil demonstrou claramente o fracasso de caminhos heterodoxos mistos. Pessoalmente, no pleno domínio dos meus 53 anos, me declaro um ortodoxo de esquerda e abraço Kautsky e a democracia, com um atraso de 35 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DO FOGO NA CULINÁRIA

GAME OVER DILMA

MASTURBAÇÃO, LASCÍVIA E MOISÉS